segunda-feira, 27 de março de 2017

A música "Ninguém".

Ninguém é uma canção que nasceu aos poucos. Fui cantarolando o refrão durante alguns dias, talvez meses. Fiquei imaginando o que colocar nas estrofes. Era a época em que eu andava bastante a pé e aproveitava esse momento para observar as pessoas na rua. Esperando o ônibus certa vez, um grupo de surdos se aproximou. Eu fiquei ali observando a forma como eles se comunicavam por gestos e me senti uma estrangeira. Era uma cena silenciosa e gestual onde as pessoas tinham uma forma totalmente diferente de comunicação e precisavam prestar bastante atenção umas às outras para se entenderem. "Aquele que não ouve precisa que alguém preste atenção nos seus gestos..." E assim foi nascendo uma das estrofes. Foi literal mesmo.
Percebi que o refrão era a costura que uniria uma estrofe à outra com histórias do cotidiano e fui montando a música com essa ideia. Como crio a canção fazendo a letra e a melodia ao mesmo tempo, foi mais fácil terminar a Ninguém depois que decidi qual seria sua mensagem. 
Ela tem uma força tão bonita que muitas pessoas vêm e dizem que adoram a Ninguém. Eu a vejo tranquila, sincera e simples. Tem um passeio melódico agradável, pois foi feita com bastante carinho. Aliás, sou muito suspeita pra falar do carinho com as minhas músicas... Pra mim elas são como filhas e cada uma tem sua personalidade. Tanto é assim que vão mudando também com o tempo: cada vez que interpreto, elas já estão mais "crescidas". :)

Com vocês, a Ninguém. <3 p="">



2 comentários:

Jorge Luiz de Alencar Soares disse...

Oi Maricel. Ninguém é a expressão de tudo que eu busco fazer as pessoas entenderem quando me deparo com tantos movimentos de auto-suficiências e isolamentos em meio a feridas abertas. As pessoas endurecem e se distanciam umas das outras. É justamente o contrário, nós nos precisamos. Todo têm seu momento de solidão e introspecção que se faz necessário, eu entendo, mas no dia a dia, "ninguém é alguém sem ninguém'. Cada frase desta canção é preciosa. Divina a sua inspiração e cuidado na observação das pessoas. Sabe o que eu mais gosto? Quando você diz "Você precisa entender..." É como um apelo do coração com um carinho que pede atenção para a mensagem passada. Me toca e me move. Obrigado sempre, meu carinho, minha admiração, meu abraço forte. Luz divina em sua vida! Jorge Luiz.

Maricel disse...

Olá, Jorge Luiz!
Obrigada pelas palavras! Adorei!!!
Forte abraço!!!

Quem sou eu

Minha foto
Brazil
Eu gosto de todas as formas de expressão.